Apr 26, 2011

Quicas, o cuco rouco

Imagem: net


O grande sonho de muitas crianças é ser adulto. Quicas, o cuco não era excepção. Os adultos adoravam-no pela sua responsabilidade e bom comportamento. As outras crianças tratavam-no, por isso, com indiferença. Não costumava brincar e a sua principal preocupação era ajudar em casa e estudar.

Todos os anos, na quinta lua após o equinócio da Primavera, havia sempre um concurso de canto no souto em que os adultos se aprimoravam a apresentar a sua voz.

Quicas ainda era jovem demais para participar mas, como os adultos o achavam muito responsável, excepcionalmente, deixaram-no inscrever-se.

O dia esperado chegou. Quicas, subiu ao palco e começou a cantar. De sua garganta saiu apenas um “cu-cu” rouco e esganiçado, pois só em idade adulta é que a voz dos cucos se afina e se torna num belo canto.

Pouca gente o aplaudiu e os jovens cucos gozaram a sua actuação. Foi uma grande decepção para Quicas que saiu do palco cabisbaixo.

Seu pai, correu para si e disse:
-Quicas, não tentes crescer antes do tempo, pois cada fase da vida tem o seu momento.

2 comments:

Eva Gonçalves said...

Não são só as crianças que têm pressa... elas têm pressa de crescer, nõs temos pressa de ir, de voltar, de fazer, de ter... deviamos aprender a ter pressa de ter paciência e de saber esperar, pressa em só ser... :))beijinho

...Ju... said...

é triste ver crianças que foram forçadas (pelos mais diversos motivos) a crescerem!