Dec 28, 2008

Geração "Desobrigada"


As gerações mais novas deveriam mudar face às anteriores e ter a capacidade de discernir os traços e atitudes dos mais velhos e aprender com os seus erros. Isto é, para mim, o conceito de evolução.
Contudo, creio que hoje há um desinteresse completo pelo passado. Enquanto, os nossos pais vangloriavam-se por ter conseguido absorver os valores e a educação transmitida pelos mais velhos e por passar para nós essas pequenas grandes lições. Os pais de hoje, da minha idade (mais ou menos 30 anos) não estão a conseguir ou se calhar não estão interessados em dar continuidade a esta corrente. As crianças de hoje não dão valor ao que têm e ao que recebem.
Esta educação vigente é bem visivel nesta epóca natalícia. Os brinquedos são exigidos, recebidos e possuem uma data de validade limitada à noite e ao dia de Natal. O "Obrigado" velhinho, que os nossos pais nos obrigavam dizer, quando recebiamos algo: "O que é que se diz?", está mesmo idoso e em desuso.
Os filhos assumem que os pais têm obrigação de dar e como tal deixa de ser um mimo para ser tido como um facto adquirido, se calhar, a nova geração interpretou literalmente a palavra "Obrigado" e assumiu o acto de oferecer como uma obrigação e não como uma dádiva à qual fica bem, da parte de quem recebe, agradecer.

3 comments:

ηatalie αfonseca said...

Como concordo contigo, mon amie!
Um Feliz Ano Novo para ti! Com tudo de bom! Beijinhos :)

Entre "aspas" said...

Concordo plenamente...

Um feliz Ano Novo,cheio de muita paz,saúde,harmonia e muita luz no teu coração.
Bjs Zita

Sofá Amarelo said...

Esta foto exprime tudo o que é difícil por vezes dizer por palavras! Parabéns!

E um excelente ano de 2009!

Muitos beijinhos do Sofá Amarelo